Volta às aulas!!!
- psicologaivanetebu
- 27 de jan.
- 2 min de leitura

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, as aulas de 2025 na rede estadual do Paraná devem iniciar em 5 de fevereiro e se estenderem até 19 de dezembro. Já na rede municipal, as aulas vão de 5/2 até 17/12. Tais calendários garantem o cumprimento da carga horária e um cronograma adequado para o aprendizado dos alunos em todos os níveis.
Para os pais, a volta às aulas é uma preocupação a mais com relação as finanças da família, isso, por conta dos gastos de material escolar e uniformes. Muitos pesquisam antes de comprar, em vários estabelecimentos que vendem esses itens exigidos pelas escolas. Se os pais somarem tais gastos a outros que tem com os filhos, verão quanto custa criar e manter a prole em suas necessidades básicas de saúde, alimentação, moradia, formação escolar e acadêmica, desde a educação infantil à universidade.
Penso que é importante que os filhos saibam sobre essa avaliação, não como uma cobrança, mas para que aprendam a valorizar o esforço dos pais e a se dedicar nos seus estudos e formação, pois o futuro depende de cada um, individualmente. Os pais buscam oferecer uma adequada formação educacional que se inicia na família e em modelos familiares até a formação acadêmica.
Com relação ao aprendizado, décadas atrás não havia cursos de formação especialistas capazes de diagnosticar crianças com dificuldades. Dessa forma, esses se tornaram adultos sem saber o porquê das dificuldades que tinham em uma ou mais áreas de suas vidas. De uns anos para cá houve um grande aumento de crianças com dificuldades de aprendizagem, diagnosticadas com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Autismo e Transtorno do Espectro Autista (TEA) - termos que se referem a mesma condição - e outras dificuldades no desenvolvimento motor, que envolve toda área motora, como: a motricidade fina, a global, disgrafia, dislalia, comportamental, emocional, social e outras.
Houve um grande avanço na área da saúde com o surgimento de faculdades e universidades que formam profissionais aptos a diagnosticar e tratar crianças que apresentam essas dificuldades. Há clínicas com profissionais especializados para atender essas crianças em um só local, o que facilita aos pais em levá-los.
Cursos preparam professores para atender com empatia alunos com dificuldades, para que se sintam aceitos, entendidos e se desenvolvam até seus limites.
Quanto mais cedo uma criança for diagnosticada em suas dificuldades e tiver atendimento na área que necessitar, se tornará uma pessoa com uma boa autoestima e feliz.
Auguramos aos alunos, professores e educadores das nossas escolas uma ótima volta às aulas.
Comments